thumbnail

BUSTED: Desvendando 3 Mitos Comuns Sobre Traição e Infidelidade

A psicóloga clínica Talal Alsaleem ajudou centenas de casais a lidar com casos de infidelidade romântica. Ele compartilha as concepções errôneas comuns sobre traição e como lidar com elas.

3 Mitos Comuns sobre traição e infidelidade — desmascarados

Talal Alsaleem, psicólogo clínico, tem ajudado centenas de casais a trabalhar através de casos de infidelidade romântica. Ele compartilha concepções erradas comuns sobre traição e como lidar com elas.

Mito 1: Trair significa ter relações sexuais com outra pessoa

Cruzar a linha significa coisas diferentes para diferentes casais, diz Alsaleem. Em alguns relacionamentos, flertar é considerado traição. Em outros, não é grande coisa.

Portanto, defina explicitamente os limites do seu relacionamento o mais cedo possível. Os casais assumem que estão na mesma página sobre exclusividade emocional ou sexual apenas para perceberem que não estão quando é tarde demais, ele diz.

Seja específico um com o outro. Como você se sente sobre trocar mensagens picantes? Pornografia? Qual proximidade com um amigo ou colega é aceitável? Pode parecer estranho conversar sobre esses tópicos com seu parceiro, diz Alsaleem, mas é importante comunicar limites claros.

Mito 2: Uma vez traidor, sempre traidor

Apenas porque alguém traiu em um relacionamento passado não significa que irá trair você, diz Alsaleem.

Mas você deve se certificar de que seu parceiro trabalhou nas questões que os levaram a trair em primeiro lugar, diz Alsaleem. Caso contrário, se colocado em uma situação semelhante, essa pessoa pode repetir os mesmos erros.

E lembre-se: um caso não é um relacionamento real. “Você só conhece a parte da pessoa que eles escolhem te mostrar no caso”, diz Alsaleem. “O amor exige estar em um relacionamento tridimensional onde você vê o bom, o mau e o intermediário.”

Mito 3: Trair significa que seu relacionamento acabou

Nem todo mundo pode ou deve perdoar a infidelidade — e tudo bem terminar um relacionamento para se poupar de dor e sofrimento desnecessários.

No entanto, na experiência de Alsaleem, casais podem e se recuperam de casos de infidelidade romântica se se comprometerem com isso. “Se as pessoas escolhem reconstruir seu relacionamento pelos motivos certos, elas vão acabar com um relacionamento melhor e mais saudável do que nunca”, diz ele.

Se esse for o caminho que você deseja seguir, os casais devem dedicar tempo para entender a causa raiz da transgressão, diz Alsaleem. Isso os ajudará a se curar do trauma e evitar acabar na mesma situação novamente, seja no relacionamento atual ou em futuros relacionamentos.

Tenha em mente que o perdão é conquistado, diz Alsaleem. Reconstruir a confiança pode exigir transparência proativa por parte do infiel: compartilhar sua localização ou senhas de telefone e laptop para provar que não há nada a esconder — pelo menos no início.

Romper o coração de alguém – isso não é algo pequeno, independentemente de quão longe fomos na infidelidade”, diz Alsaleem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Bem vindo(a), nome é Marcos 😁

Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas diretamente comigo no WhatsApp 👇🏻